top of page
  • Dr. José Luis Pantaleão

Quais são os benefícios da cirurgia bariátrica?

A perda de peso é o principal fator para as pessoas procurarem pela cirurgia bariátrica. Mas, na verdade, a cirurgia proporciona outras vantagens importantes para o paciente.


Quando a pessoa perde essa massa excedente após a bariátrica, os níveis sanguíneos e outros indicadores tendem a se estabilizar, o que favorece a melhora ou o controle de doenças e complicações na saúde, como diabetes, hipertensão, refluxo e asma.


Quem faz a cirurgia bariátrica apresenta menos limitações físicas, o que melhora significativamente a vida sexual. Essa nova predisposição também gera o aumento da libido e a melhora da sensibilidade à insulina, normalizando a ovulação da mulher, também diminuindo as chances de aborto espontâneo. No caso dos homens, pode melhorar a qualidade do esperma.


O excesso de gordura abdominal se relaciona ao aumento ou surgimento de diversos problemas, inclusive oncológicos, como o câncer de mama. A redução do tecido adiposo ajuda a prevenir e a diagnosticar o problema, além de favorecer o seu tratamento.


A cirurgia bariátrica proporciona não apenas uma transformação física, mas também emocional e psicológica. O paciente se sente mais ativo, com a energia renovada, o que favorece a prática de exercícios físicos.


A pessoa pós-bariátrica também tem a melhoria na qualidade do sono. Pois, com a redução dos níveis de gordura em áreas, como o pescoço e o abdômen, a pessoa tende a respirar melhor e a ter menos pressão sobre a barriga, o que contribui para noites melhores de sono.


Portanto, os benefícios que podem ser conquistados por quem faz a bariátrica e adota um estilo de vida equilibrado são muitos.


bottom of page