top of page
  • Dr. José Luis Pantaleão

Hábitos que devem ser adotados após a bariátrica

A cirurgia bariátrica tem o objetivo da redução estomacal e a perda de peso. Então, depois que a pessoa passa por esse procedimento é necessário uma reeducação. Não se trata apenas de quantidade, mas também do que está sendo ingerido.


O acompanhamento nutricional é obrigatório, pois a operação faz com que o corpo tenha mais dificuldades em reter vitaminas e nutrientes.


É preciso comer corretamente, sem exageros e sem faltas, todos os grupos alimentícios obrigatórios em uma boa dieta.


A mente também pesa! O acompanhamento psicológico é importante para a manutenção do comportamento, tanto quanto o do endocrinologista, para que os hormônios e o organismo como um todo sejam sempre avaliados. Manter os exames sempre em dia, principalmente o de sangue, é primordial.


A introdução de atividade física é imperativa e o sedentarismo certamente precisa ficar para trás, sendo fundamental para a distribuição adequada de gordura no corpo e a manutenção do organismo.


A pele, os cabelos e as unhas podem apresentar alterações depois da abrupta perda de peso, então é recomendável que você consulte um dermatologista para ser orientado a como se cuidar.


Os hábitos alimentares, físicos e o acompanhamento médico merecem muita atenção após a realização da cirurgia bariátrica. É importantíssimo que o paciente tenha consciência da sua responsabilidade com esses tópicos.


De acordo com diversas associações médicas em todo o mundo, cerca de 10% das pessoas que realizam a operação voltam a ganhar o mesmo peso, justamente por não alterarem o estilo de vida. Por outro lado, se as orientações forem seguidas, a expectativa é de que até 40% do peso seja perdido já no primeiro ano.


Comments


bottom of page